Texto da declaração da Associação Universal de Esperanto (UEA) a propósito do Dia Internacional da Língua Materna, 21 de Fevereiro de 2004.
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Dia Internacional da Língua Materna (21 de Fevereiro, 2004):
Declaração da Associação Universal de Esperanto

«O movimento esperantista associa­‑se à festa do Dia Internacional da Língua Materna.

»A Unesco tem desde sempre desenvolvido actividades no campo das línguas. E ao festejar o Dia Internacional da Língua Materna, desde 1999, mostra a sua forte dedicação e empenho na contribuição para preservação da herança linguística mundial contra as forças de globalização imposta que não respeitam os indivíduos, nem a suas línguas e culturas.

»Subscrevemos totalmente a declaração do Director Geral da Unesco, Koitiro Matūra, por ocasião do anterior Dia Internacional da Língua Materna, que afirmou: «A Línguas Maternas são únicas porque marcam os seres humanos desde o seu nascimento, dando­‑lhes sobre o mundo um olhar singular que nunca se extingue, independentemente do número de línguas que se venha a adquirir posteriormente. Aprender línguas de outros é uma maneira de percepcionar o mundo de diferentes formas, fazer­‑lhe outras aproximações.»

»A política de comunicação e progresso, se não é baseada no respeito e na defesa de todas as línguas, como faz a Unesco, condena ao desaparecimento a maioria das línguas do mundo.

»Somos um movimento pela defesa da diversidade linguística. Os esperantistas pretendem conservar todas as línguas maternas e propõem o uso do esperanto nas relações internacionais como uma forma de comunicar neutralmente sem a imposição da visão do mundo de outrem. Por isso o movimento esperantista festeja com a Unesco o Dia Internacional da Língua Materna.»

O movimento esperantista tem apoiado desde sempre a acção da Unesco. Em 1954, a Conferência Geral em Motevideo reconheceu que os objectivos do Esperanto estão em sintonia com os ideais da organização, e por isso foram estabelecidas relações oficiais entre aquela organização e a UEA (Associação Universal de Esperanto).

Em 1985, a Conferência Geral da Unesco apelou aos Estados­‑membros e às organizações internacionais a fazerem avançar o ensino do Esperanto nas escolas e ao seu uso nas questões internacionais. A UEA mantém ainda relações consultivas com as Nações Unidas, a UNICEF, o Conselho da Europa, a Organização dos Estados Americanos e a ISO.


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