(Se está a ver este texto, então o seu browser não implementa dHTML e/ou CSS, ou então essas funcionalidades foram desactivadas. Não há qualquer problema! Ainda que rico em detalhe gráfico e interactivo quando visualizado na sua configuração esperada, este site está concebido para que o seu conteúdo possa ser consultado mesmo nos ambientes mais minimalistas.)
(Tal como os Jovens Esperantistas de Portugal, esta página está um caos. Tem material antigo mais ou menos desactualizado, o que é algo que já não se pode dizer dos Jovens Esperantistas de Portugal: o “material” antigo, ao chegar aos trinta anos, soma e segue, e vão ficando os “putos”. Em mudança de mãos, agora em meados de 2004, os Jovens Esperantistas de Portugal esperam puder em breve ter mão nesta página, e em muitas outras coisas!…)
Criada em 1992, a PEJ / JEP contava então com poucos elementos. Após um periodo de fortalecimento, quer interno (com encontros nacionais de jovens esperantistas) quer externo (com admissão oficial às estruturas internacionais do movimento esperantista juvenil), a secção juvenil da Associação Portuguesa de Esperanto conta hoje com (muitos) membros, autonomia financeira e estatuto legal próprio.
Desenvolvem-se (ir)regularmente cursos intensivos para jovens, divulgados nas escolas e nas faculdades, para além das actividades de convívio, quer dentro de Portugal (Atlantika Plonĝado), quer divulgando e apoiando actividades no estrangeiro.
(Este texto serviu de base ao da página de apresentação de esperanto neste site. Deslizes informáticos alheios às nossas responsabilidades impediram-nos de ter aqui mais material…)
O esperanto é uma língua, planeada para optimizar a comunicação entre pessoas de várias culturas e países diferentes. Criado há mais de cem anos, o esperanto é utilizado actualmente por uma variada comunidade de falantes que cresce de ano para ano. Embora sendo uma língua relativamente pouco divulgada, a uma pessoa que fale esperanto abrem-se possibilidades na comunicação inter-pessoal, que de outra forma lhe estariam vedadas.
Com o esperanto tu podes transpor facilmente barreiras linguísticas ao tomar contacto com pessoas do mundo inteiro, o que te permite conhecer melhor o nosso planeta. A somar a isso, o esperanto tem uma gramática simples e regular, o que permite uma fácil e rápida assimilação e utilização, facilitando também a aprendizagem de outras línguas.
Agora tens a oportunidade de aprender esperanto num curso intensivo, em horário pós-escolar ou -laboral . Durará doze dias (de 2 a 14 de Novembro), em horário a combinar. A participação é reservada a jovens e a inscrição de 2000$00 escudos inclui o material didático.