Comunicación Alternativa entre Escuelas Europeas
Alternatywne Komunikowanie się między Europejskimi Szkołami
Comunicação Alternativa entre Escolas Europeias
Alternativa Komunikado inter Eŭropaj Lernejoj

Página na língua local sobre a escola do parceiro português. (Ligações)


Escola Secundária Braamcamp Freire

Depoimentos sobre o intercâmbio no âmbito do AKEL

Ana J.

Quando os espanhóis vieram a Portugal foi uma experiência incrível.

Demos-lhes a conhecer Lisboa, passeámos pela Baixa Pombalina, pelo castelo de S. Jorge e pelo Parque das Nações; e estivemos também em Cascais onde passeámos pela cidade e pela praia.

Em apenas três dias foi-nos possível fazer grandes amizades. Infelizmente eles tiveram de regressar ao seu país, e foi bem difícil, pois ficámos muito ligados uns aos outros. No entanto trocámos moradas e números de telefone para nos mantermos em contacto.

Passaram-se dois meses e chegou o dia da nossa partida de Lisboa! A cada hora que passava durante a viagem a ansiedade aumentava.

Receberam-nos muito bem, e a estadia em Espanha foi igualmente boa, e reforçou ainda mais a nossas amizade. Como nós fizéramos em Portugal, eles também nos mostraram onde viviam. Conhecemos a sua escola, situada em Don Benito (uma cidade pequena), passeámos pelo castelo de Medellin, e saímos à noite.

A verdade é que os costumes e tudo o resto de Espanha é diferente de Portugal; em muitos aspectos Espanha tem coisas muito melhores que Portugal.

A despedida é sempre difícil e desta vez não foi diferente. As amizades ficaram tão fortes que quase todos os dias falamos com eles, e até estamos a tentar fazer uma viagem a Espanha fora da actividade escolar.

Adorei este intercâmbio! Foi bastante positivo, e é uma experiência que vai ficar sempre na minha lembrança, porque para além de um projecto de “esperanto”, foi o confraternizar com outro país. Fomos muito bem recebidos. Eles são bastantes acolhedores. Penso que em Portugal também o fomos. Foi uma experiência óptima e VIVA O ESPERANTO!

Pontinha, Maio de 2004
Ana Catarina Jorge

Tiago A.

Este intercâmbio entre Portugal e Espanha correu bem, sem dúvida! Quando os nossos espanhóis vieram cá, sei que se criaram muitos laços entre nós e eles… mas infelizmente não tive oportunidade de unir-me a esses laços, nem de conhecer ainda melhor a nossa cidade. Mas quando fomos a Espanha, tudo mudou, pois agora estava presente para criar amizades… E assim foi! Conheci novas pessoas, com quem me identifiquei bastante, e uma em especial com a qual a minha relação foi para além duma óptima amizade. Na verdade não fui o único a quem isso aconteceu. Veja-se o caso do C. que tal como eu também aprofundou essa amizade. Bem, espero que brevemente possamos voltar a Espanha, porque há muitos corações partidos pelas saudades de pessoas que adoramos.

Pontinha, Maio de 2004
Tiago Amado

Carlos V.

Eu não fui a Espanha. É claro que gostaria de ter ido, mas acho que bastou a visita deles a Portugal, para os conhecer bem.

Eu não me dei com muitas raparigas, mas conheci todos os rapazes e gostei de todas as pessoas com quem me dei.

Acho que foi uma experiência única, como pode haver poucas.

Tive pena de não ter saído à noite a passar com eles no sábado, mas o domingo correu às mil maravilhas. Acho que há poucas palavras para os descrever, são espectaculares.

Adorei e adorava voltar a encontrá-los.

Pontinha, Maio 2004
Carlos Vicente

Ligações internas:


Ligações locais:


Ligações externas: